(08/12/2005 – 17:27)
Nos dias 12 e 13, segunda e terça-feira, a unidade móvel de Ouvidoria do Governo do Distrito Federal estará instalada na entrada principal do Itapoá. Esta será a terceira vez que a Ouvidoria Itinerante visita a cidade.
Caracterização de Itapoã – Segundo os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD 2004, executada pela CODEPLAN/SEPLAN, a invasão de Itapoã foi iniciada em julho de 2001, numa área entre o Paranoá e Sobradinho. A expectativa de regularização estimulou o crescimento do núcleo. As terras onde se situa Itapoã são, em grande parte, da União.
Ainda segundo a PDAD 2004, a população urbana de Itapoã é de 46.252 habitantes, dos quais 48,4% são mulheres e 51,6% são homens. Dos residentes na localidade 39,5% têm até 14 anos de idade, entretanto, 58,5%, que constituem a grande maioria, concentram-se nos grupos entre 15 e 59 anos. A população com 60 anos e mais de idade representa 2,0% do total dos moradores.
O total de domicílios encontrados é de 11.739, sendo que o número médio de moradores por domicílio urbano é de 3,9 pessoas. A renda domiciliar média da população de Itapoã é da ordem de R$ 403,21 (1,6 Salários Mínimos – SM) e a renda per capita é de R$ 102,34 (0,4 SM). Analisando-se a distribuição da renda domiciliar bruta mensal segundo as classes com base em múltiplos de salários mínimos, verifica-se que 59,7% dos domicílios estão concentrados na classe de rendimentos acima de 1 e até 5 SM, enquanto em 38,7% dos domicílios a renda domiciliar bruta mensal auferida é de no máximo um SM. Aqueles domicílios na faixa de renda acima de 10 SM representam somente 0,2% do total pesquisado.
A Ouvidoria Itinerante, trabalho executado pela Companhia do Desenvolvimento do Planalto Central – CODEPLAN, em parceria com a Corregedoria-Geral do DF e Administrações Regionais está equipada com toda a infra-estrutura para registrar reclamações, sugestões, críticas, elogios, opiniões, solicitações de serviços e melhorias para a cidade.
Desde o início de seu funcionamento, em junho de 2002, a Ouvidoria Itinerante já acolheu cerca de 45 mil solicitações nas diversas localidades por onde passou, visando melhorias para a população: policiamento nas ruas, asfalto, saneamento básico e médico para os postos de saúde são destaques entre os pedidos das comunidades visitadas.
Mais informações é só ligar para a Central Única de Atendimento Telefônico do GDF (SEACI, telefone 156), de segunda à sexta-feira, das 7 às 21 horas, aos fins de semana e feriados, das 8 às 18 horas. A ligação é gratuita.
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
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