16/01/06 às 14h08 - Atualizado em 29/10/18 às 11h53

Mão na Roda chega dia 17 no Recanto das Emas

(16/01/2006 – 11:08)

Maonaroda41A partir desta terça-feira, 17 de janeiro, a unidade móvel do projeto Mão na Roda vai está à disposição dos moradores do Recanto das Emas. Essa unidade pode ser localizada no estacionamento atrás do Banco de Brasília – BRB – em frente aos Correios na Quadra 203, Avenida Recanto das Emas, conhecida como – Avenida Principal – Com o objetivo de cadastrar cidadãos portadores de necessidades especiais, o Mão na Roda permanece no local até o dia 28, estendendo esse prazo caso seja necessário. Uma parceria da CODEPLAN, Secretaria de Transporte, e Administração Regional daquela cidade.

O projeto conta com uma unidade móvel totalmente adaptada com computadores, mesas e cadeiras, banheiro adaptado, ar condicionado, bebedouros, mostrador de senha eletrônica, tendas com cadeiras para uma espera mais confortável, rampa para locomoção, elevadores para cadeirantes, professores de educação física, enfermeiros, monitores, digitadores, pessoal de apoio e dois veículos tipo Van, para realizar o transporte do segmento, no caso de dificuldade de locomoção até a unidade móvel. Além da infra-estrutura física do projeto, a CODEPLAN desenvolveu ainda moderno sistema para realizar o recadastramento e gerenciamento das informações desses beneficiários, que permitirá à Secretaria dispor de informações confiáveis sobre os usuários do passe livre no DF.

Segundo os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD, realizada pela CODEPLAN/SEPLAN em 2004, a população urbana de Recanto das Emas é de cerca de 102 mil habitantes, dos quais 51,5% são mulheres e 48,5% são homens. Daquele total, 3.798 são portadores de necessidades especiais, dos quais 15,9% têm Deficiência Visual,15,9% têm Paralisia, 2,4% têm Falta de Membros, 22,2%, Deficiência Mental, e 7,1% Surdez e/ou Mudez. Outras necessidades, 36,5%.

Segundo o coordenador técnico do Mão na Roda, César Pessoa, essa edição no Recanto das Emas apresenta uma novidade, a Fundação Assistente Lucas Evangelista-FALE, entidade que abriga e cuida de 113 adultos e 60 crianças portadoras do vírus HIV, será assistida pelo Mão na Roda que vai recadastrar todos os internos. Para isso, essas pessoas serão transportadas pelas Vans, até a unidade móvel, em um dia exclusivo para esse atendimento. Ainda, segundo Pessoa, desde o dia 22 de setembro de 2005, quando o caminhão começou a atuar, todas as metas estão sendo atingidas. “Nesses 120 dias de trabalhos já foram cadastradas aproximadamente 20 mil pessoas”, completa o coordenador.

Em 2006, o caminhão percorrerá todas as regiões ainda não visitadas. Além disso, as atuais carteiras de passe livre continuam valendo e só perderão a validade quando forem substituídas pelos cartões eletrônicos. “Os beneficiários residentes em outras localidades não precisam ter pressa e devem esperar a visita da unidade móvel na sua Região Administrativa, pois esta somente deixará o local após a finalização de todos os recadastramentos”, conclui Pessoa.

Segundo Durval Barbosa, Presidente da CODEPLAN, o projeto Mão na Roda segue a linha de serviços disponibilizados pela Empresa a várias instituições do GDF, que procuram facilitar o acesso da população aos serviços prestados pelo Governo, como a Ouvidoria Itinerante, em funcionamento desde 2002, e as unidades móveis do projeto Na Hora – Rural e Itinerante. “Essas unidades itinerantes têm levado à população do DF informações e serviços preciosos, colaborando para que as camadas menos favorecidas também tenham acesso a seus direitos e a melhor qualidade de vida”, disse o Presidente.

Serviço – Para novo cadastro ou se recadastrar, o cidadão portador de necessidades especiais deverá levar a seguinte documentação: – Carteira atual do passe livre; -Comprovante de residência e CPF. Vale lembrar que o atendimento do Mão na Roda é realizado de terça à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, de 9h às 14h. Para facilitar mais ainda, o atendimento, a Secretaria de Transportes já está providenciando um posto fixo de recadastramento na Estação Rodoviária do Plano Piloto.

Mais informações na Central de Atendimento Telefônico do GDF, telefone – 156, de segunda à sexta-feira, de 07 às 21h. Nos fins de semanas e feriados, de 08 às 18h. Ou na Secretaria de Transportes 3441 3425 – Vanessa e Administração Regional – 3333-9020 – 3334 9008 – Nilo Martins. Ascom. Fundação Assistente Lucas Evangelista – FALE – 3331 3556 – Jussara.