Diretora de Estudos e Políticas Sociais da Codeplan, Ana Maria Nogales ministrou palestra, na manhã desta quarta-feira (04), para gestores das unidades do Serviço Social do Comércio (SESC/DF).
Durante o evento, a diretora da Codeplan abordou as perspectivas dos cenários demográficos, sociais e econômicos do Distrito Federal para 2019, com foco nas desigualdades que afetam a nossa região.
Para a plateia, Ana Nogales utilizou mapas e dados de pesquisas para traçar um perfil comparativo no panorama socioeconômico entre o Brasil e o Distrito Federal, e também entre as regiões administrativas do DF e as cidades metropolitanas.
Em sua explanação, a diretora da Codeplan explicou que a renda per capita dos 10% mais ricos do Brasil está acima de R$ 2.466,00. Já no Distrito Federal, a renda per capita dos mais ricos é superior a R$ 5.720,00, sendo que as mulheres com idades entre 30 e 44 anos têm poder aquisitivo maior que os homens na mesma faixa etária.
Ana Nogales destacou que a taxa de desemprego medida de julho a dezembro de 2017 foi maior mas regiões administrativas do Paranoá, Varjão, Fercal, Recanto das Emas e Scia-Estrutural. Por outro lado, Brasília, Jardim Botânico, Lago Sul, Lago Norte e Sudoeste/Octogonal registraram os menores índices de desempregados.
Veja aqui os dados explicitados durante a palestra “Cenários Demográficos Sociais e Econômicos para o DF“.
Reportagem: Ana Paula Cortes, da Codeplan
Fotos: Toninho Leite, da Codeplan
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br