10/12/21 às 15h13 - Atualizado em 10/12/21 às 16h10

Saúde dos riachos do cerrado é o tema vencedor do VII Prêmio Codeplan

O trabalho ganhador propõe um sistema de apoio a decisões para a gestão das bacias hidrográficas do Distrito Federal

Na última terça-feira (7), foi anunciado, em  transmissão ao vivo no canal do YouTube da Companhia, os ganhadores da sétima edição do Prêmio de Trabalhos Técnico-Científicos. Ao todo foram 17 trabalhos inscritos, dos quais cinco foram selecionados, quatro deles premiados e um homenageado como menção honrosa.

O presidente da Codeplan, Jean Lima, ressaltou a importância do prêmio: “Além de auxiliar na estimulação de pesquisas socioeconômicas, estudos urbano-ambientais e políticas públicas no DF, Área Metropolitana de Brasília e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, o prêmio ajuda a reconhecer os trabalhos de alunos e pesquisadores, que abordam assuntos relevantes para a administração pública, mas não possuem devida notoriedade. Outro ponto a se citar é a quantidade de trabalhos que recebemos a cada ano, podemos dizer que esse é um fator que motiva a continuar.”, disse.

O conquistador do primeiro lugar foi o estudo de autoria coletiva de Camila Aida Campos, Alan Mosele Tonin e José Francisco Gonçalves Júnior intitulado “Desenvolvimento de um Sistema de Avaliação da Saúde de Riachos do Cerrado – Estudo de Caso no Distrito Federal e Entorno”. O trabalho sugere um método a ser incorporado pelas políticas públicas que tratam da verificação da adequação das condições dos riachos de acordo com suas características.

O segundo e terceiro lugar foram o “Prenúncio da “Grande Brasília”: Cidades-Satélites do Entorno”, produzido por Ricardo Trevisan, Isadora Banucci Amizo e Rubiana Cardoso Campos Lemos, e “Avaliação da Velocidade de Infiltração e Escoamento superficial em Sistemas Agroflorestais Instalados em Condomínios Horizontais no Distrito Federal”, elaborado por Vitor Mendonça Aviani Ribeiro, respectivamente.

A categoria Jovem Pesquisador (Candidatos com idade máxima de 25 anos), teve como vencedora Luíza Coimbra de Oliveira, com o trabalho “Paisagens Porosas: Plano e Projeto para uma Infraestrutura Sustentável no Eixo Norte do Distrito Federal”.

O reconhecimento como menção honrosa foi ao ensaio de Luan do Carmo da Silva e Johnathan dos Santos de Souza, chamado “Mobilidade Pendular dos Estudantes da Educação Básica na Área Metropolitana de Brasília: Análise dos Sentidos de Fluxos entre a Periferia Metropolitana e o Distrito Federal – 2019”. O estudo aponta para a necessidade de criação de políticas públicas de valorização da educação básica nos municípios vizinhos (goiano) e criação de uma rede de assistência aos estudantes.

Para o superintendente regional do Sesi-DF e diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, os estudos contribuem para o nível crescente de conhecimento e o desenvolvimento da indústria e, consequentemente, do país. “São abordados temas e soluções que podem ser aplicados em diversas áreas e até usadas pelo Executivo local, quando tornadas públicas pela iniciativa da Codeplan. É uma forma de fazer parte da mudança, mesmo não tendo participação direta na gestão.”

“Essa edição do prêmio Codeplan se caracterizou por uma boa quantidade de trabalhos com mais de nota 8, foi realmente difícil escolher os finalistas. E os trabalhos apresentam com muito empenho proposições de aperfeiçoamento de políticas públicas no DF, o que mostra o potencial de aplicação prática dos trabalhos.”, finalizou a diretora de estudos urbanos e ambientais da Codeplan, Renata Florentino.

O PRÊMIO

Criado em 2015, o Prêmio Codeplan tem como objetivo estimular pesquisas sobre o desenvolvimento econômico, políticas sociais, urbanas e ambientais voltadas à Capital Federal e/ou a Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Área Metropolitana de Brasília. Atualmente está em sua sétima edição sob o tema geral “Desenvolvimento do DF, RIDE e a AMB”, com apoio do Sesi e Senai DF.

Acesse aqui o vídeo da transmissão da divulgação do prêmio no canal oficial da Codeplan no Youtube.

Matéria: Kaszenlem Rocha, supervisão de Renata Nandes – Ascom/Codeplan