O Diretor de Políticas Sociais da Codeplan, Osvaldo Russo, participou na manhã desta sexta-feira, 18, da primeira mesa de debates da X Conferência de Assistência Social dos Distrito Federal, cujo tema foi “Balanço e Perspectivas do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”. Participaram também dos debates o secretário de Desenvolvimento Social, Daniel Siedel, e a vice-presidente do Conselho de Assistência Social do DF, Marlene Azevedo.
Russo destacou como maior desafio do SUAS a articulação com outras políticas e ressaltou, também, a redução da desigualdade de renda no Distrito Federal, medido pelo Índice de Gini, que diminuiu de 0,624, em 2009, para 0,598, em 2011.
A Conferência é a oportunidade para debater com a sociedade civil, até o dia 20 de outubro, as políticas de Assistência Social desenvolvidas no DF, com a participação de representantes de órgãos do governo local e federal.
“Esse é o momento para refletir, avaliar e aperfeiçoar as ações sociais do governo, tudo com a participação popular. É assim que se fazem políticas públicas, ouvindo a sociedade, para avançarmos nas áreas que estão mais necessitadas”, destacou Agnelo Queiroz na abertura do evento.
Realizada pela Sedest e o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF), o evento foi precedido por 15 conferências regionais, que elegeram 451 delegados para representar a sociedade civil e o governo nos debates.
Confira artigo especial, de Osvaldo Russo, sobre o tema aqui ou em Notícias – Artigos.
SERVIÇO:
X Conferência de Assistência Social do Distrito Federal
Data: De 17 a 20 de outubro de 2013
Local: Centro Universitário IESB, Campus Sul, Edson Macedo, Av. L2 613 Sul
Tema: “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”
Com informações também da Agência Brasília
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br