Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/08/19 às 17h44 - Atualizado em 1/10/21 às 17h28

Publicações

A Codeplan divulga os resultados de seus projetos por meio de publicações, disponíveis em seu site, com acesso gratuito. Sob a forma de relatórios, estudos, sumários executivos e notas técnicas, elas trazem informações sobre o Distrito Federal, Área Metropolitana de Brasília (AMB) e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF), sendo o resultado concreto das atividades desenvolvidas por suas três diretorias técnicas.

 

A seguir, conheça um pouco mais desses produtos.

 

Análises e Estudos Socioeconômicos

São oferecidas informações e estatísticas socioeconômicas, demográficas, populacionais, sobre o mercado de trabalho, Produto Interno Bruto (PIB), desempenho da atividade econômica do DF (Idecon), indicadores de preços e finanças públicas.

 

  • . Preços ao Consumidor – Análises Mensais e Indicadores da Inflação Medida pelo IPCA/DF e INPC – Disponibilização de boletins mensais contendo análises sobre a inflação no Distrito Federal, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • . Contas Regionais – Fornece os indicadores do Produto Interno Bruto Anual do Distrito Federal (PIB-DF), discriminado por Setores Produtivos (Serviços, Comércio, Indústria, Agropecuária). O Produto Interno Bruto é o principal indicador da análise de desempenho econômico de uma região ou país. Representa a soma de bens e serviços finais produzidos durante determinado período de tempo, permitindo mensurar a renda gerada na economia pelos diversos agentes produtores.
  • . Índice Trimestral do Desempenho Econômico do Distrito Federal – Idecon – O indicador permite acompanhar e avaliar trimestralmente, o desempenho da atividade econômica do Distrito Federal, com melhor compreensão e com informações mais atualizadas, sobre o desempenho da economia local, por setor e subsetor de atividade.
  • . Anuário Estatístico do Distrito Federal – Publicação anual da Codeplan que reúne um grande número de dados e informações, sob a forma de séries estatísticas da realidade local, como aspectos físico-territorial, demográfico, socioeconômico, financeiro e administrativo do Governo do Distrito Federal, produzido desde 1977. As séries de dados e informações são sistematizadas e consolidadas ao longo do tempo, de forma a atender demandas do setor privado, das universidades e, especialmente, do setor público, subsidiando ações e diretrizes de planejamento e de formulação de políticas públicas.

 

Quem pode acessar?

– Pessoa física, ou jurídica – gestores públicos e cidadãos comuns.

Qual o prazo de Resposta?

–  Dados constantes no sítio da Codeplan podem ser acessados livremente e baixados por qualquer pessoa ou entidade. Dados não constantes no sítio levam até 20 dias a contar da data de manifestação do cidadão. O tempo médio de resposta da Codeplan tem sido de 8 dias.

Qual o valor do Serviço?

– Gratuito.

Como solicitar os dados a Codeplan?

– Utilize os requerimentos online de nossas plataformas listadas abaixo:

www.ouv.df.gov.br;

www.e-sic.df.gov.br;

Telefone: 162; ou ainda.

Presencialmente mediante agendamento pelo telefone: 3342-1105

Qual a prioridade de atendimento?

– Gestores de Instituições Públicas e cidadãos comuns.

Para consultas e mais informações: utilize o telefone da ouvidoria

– 3342-1105

 

Análises e Estudos de Políticas Sociais

Os produtos e serviços descritos abaixo fazem parte do portfólio da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DIPOS), que ainda não ofertou todos os produtos relacionados mas tem se capacitado para que possa oferecê-los com excelência.

 

a) Estudos Sociodemográficos:

. Projeções populacionais: Estudos que apresentam estimativas e projeções da população do DF para cada ano e sua distribuição por diferentes componentes demográficos ou geográficos, como região administrativa, sexo, faixas etárias etc.

 

. Análises sociodemográficas de grupos específicos: Trata-se da análise das principais características sociodemográficas de um determinado grupo populacional do Distrito Federal, em especial segmentos que demandam políticas sociais transversais como: idosos, crianças, mulheres, negros e jovens.

 

b) Construção de indicadores e índices:

. Os índices e indicadores sociais consistem em formas de medir e avaliar determinadas tendências, contextos e aspectos da realidade social. São modelos simplificados da realidade que facilitam a compreensão dos fenômenos, eventos ou percepções, de modo a aumentar a capacidade de comunicação de dados brutos e de adaptar as informações à linguagem e aos interesses dos diferentes atores sociais.

 

c) Estudos de tradução do conhecimento:

. Revisões rápidas: estudos de revisão sistematizada da literatura que demandam uma pergunta de pesquisa específica e apresentam evidências (estudos) que respondam à pergunta de interesse. Têm como características principais a flexibilidade e agilidade em sua construção.

 

. Síntese de evidências: estudos que apresentam opções de políticas públicas/intervenções para enfrentar um determinado problema. As opções são elencadas a partir de evidências (estudos) locais, nacionais ou internacionais que, por sua vez, são levantadas de acordo com uma metodologia sistemática e transparente que considera, entre outros aspectos, a qualidade metodológica desses estudos e sua adaptabilidade ao contexto local.

 

. Mapas de intervenção: mapas que consolidam as evidências disponíveis sobre diferentes intervenções e seus prováveis efeitos para determinado problema de política pública. Os mapas de intervenções servem para identificar a quantidade e a qualidade das evidências sobre determinadas políticas, auxiliando na identificação de lacunas existentes em relação a evidências para intervenções em problemas de gestão pública.

 

d) Estudos sobre implementação de políticas públicas sociais:

. Avaliação de processo/implementação de políticas sociais: analisa como têm se implementado os processos necessários para concretizar políticas sociais. Pode informar sobre como tem sido a entrega, se os produtos estão sendo entregues de maneira adequada e com qualidade, qual a percepção dos beneficiários e demais envolvidos na implementação.

 

. Avaliação de impacto de políticas sociais: busca identificar os impactos e efeitos resultantes de políticas públicas sociais em relação ao que fora planejado.

 

. Avaliação econômica de políticas sociais: busca responder sobre a relação entre custo e benefício de uma política pública social.

 

e) Pilotos de políticas públicas sociais alinhadas a insights comportamentais:
. Experimentos para testar se adaptações ao desenho de políticas públicas sociais alinhadas às ciências comportamentais de fato funcionam.

 

Quem pode acessar?

– Pessoa física, ou jurídica – gestores públicos e cidadãos comuns.

Qual o prazo de Resposta?

–  Dados constantes no sítio da Codeplan podem ser acessados livremente e baixados por qualquer pessoa ou entidade. Dados não constantes no sítio levam até 20 dias a contar da data de manifestação do cidadão. O tempo médio de resposta da Codeplan tem sido de 8 dias.

Qual o valor do Serviço?

– Gratuito.

Como solicitar os dados a Codeplan?

– Utilize os requerimentos online de nossas plataformas listadas abaixo:

www.ouv.df.gov.br;

www.e-sic.df.gov.br;

Telefone: 162; ou ainda.

Presencialmente mediante agendamento pelo telefone: 3342-1105

Qual a prioridade de atendimento?

– Gestores de Instituições Públicas e cidadãos comuns.

Para consultas e mais informações: utilize o telefone da ouvidoria

– 3342-1105

 

Análise e Estudos Urbanos e Ambientais

Fornecer estudos e diagnósticos para avaliação das políticas urbanas e ambientais visando sua implementação e aperfeiçoamento, desenvolvendo para tanto, insumos nas áreas de:

 

a) Estudos Urbanos: estudos e pesquisas sobre as condições urbanas, voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável, buscando políticas fundiárias e de habitação justas e de acesso a todos. Avaliação e suporte técnico da gestão do conjunto urbanístico da área tombada de Brasília.

 

b) Meio Ambiente e Sustentabilidade: estudos e pesquisas sobre conservação e preservação ambiental, recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento sustentável integrado. Análises dos serviços ecossistêmicos, avaliação da implementação de soluções baseadas na natureza, monitoramento da qualidade ambiental e dos impactos ambientais no âmbito do Distrito Federal.

 

c) Regionalização e Arranjos Metropolitanos: estudos e pesquisas sobre as relações do Distrito Federal com os municípios da Área Metropolitana de Brasília (AMB) e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF), buscando apoiar a gestão das funções públicas de interesse comum entre os entes, para uma melhor integração e prestação de serviços à população.

 

d) Transportes e Mobilidade Urbana: estudos e pesquisas no âmbito do transporte público e ações de melhoria na mobilidade da população do DF, da AMB e da RIDE/DF.

 

e) Saneamento Ambiental: estudos e análises de dados sobre os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e coleta de resíduos sólidos e seus impactos para o meio ambiente, trabalhadores envolvidos nessas atividades e a população do Distrito Federal.

 

f) Caracterização Urbana e Ambiental: estudos com foco nas Administrações Regionais e Unidades de Planejamento Territorial, que oferecem informações estatísticas, urbanas, ambientais e territoriais sobre as localidades. Alguns dos pontos abordados são: localização física, características geográficas, hidrográficas, topográficas; infraestrutura econômica e equipamentos públicos.

 

Quem pode acessar?

– Pessoa física, ou jurídica – gestores públicos e cidadãos comuns.

Qual o prazo de Resposta?

–  Dados constantes no sítio da Codeplan podem ser acessados livremente e baixados por qualquer pessoa ou entidade. Dados não constantes no sítio levam até 20 dias a contar da data de manifestação do cidadão. O tempo médio de resposta da Codeplan tem sido de 8 dias.

Qual o valor do Serviço?

– Gratuito

Como solicitar os dados a Codeplan?

– Utilize os requerimentos online de nossas plataformas listadas abaixo:

www.ouv.df.gov.br;

www.e-sic.df.gov.br;

Telefone: 162; ou ainda.

Presencialmente mediante agendamento pelo telefone: 3342-1105

Qual a prioridade de atendimento?

– Gestores de Instituições Públicas e cidadãos comuns.

Para consultas e mais informações: utilize o telefone da ouvidoria

– 3342-1105

 

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br